Empresa de Facilities

Tudo o que você precisa saber antes de contratar uma empresa de Facilities

Muitos empreendedores têm dificuldades na gestão de suas empresas, e esta é uma realidade bastante comum. Com o intuito de trazer mais facilidades e, ao mesmo tempo, manter a qualidade das atividades realizadas, o indicado é contratar uma empresa de Facilities.

Muitos empreendedores têm dificuldades na gestão de suas empresas, e esta é uma realidade bastante comum. Com o intuito de trazer mais facilidades e, ao mesmo tempo, manter a qualidade das atividades realizadas, o indicado é contratar uma empresa de Facilities.

Uma empresa especializada em Facilities presta serviços de forma terceirizada, oferecendo muitas vantagens, como a redução de custos logísticos e mão de obra especializada para essas funções.

Quer saber mais sobre o tema e o que fazer antes de contratar uma empresa de Facilities? Então, veja neste post as dicas que preparamos para você. Boa leitura!

Afinal, o que são Facilities?

São serviços prestados de maneira terceirizada, com o objetivo de otimizar o trabalho a ser realizado e simplificar a vida dos contratantes. Você não precisa contratar um profissional exclusivamente para desempenhar determinadas funções. É possível fechar negócio com outra empresa que se responsabilizará por essas operações e tarefas, com profissionais qualificados.

De forma resumida, são facilidades procuradas por uma organização que decide terceirizar alguma atividade. As contratações de empresas de Facilities mais comuns são das áreas de apoio que englobam serviços como: manutenção, limpeza e segurança.

Como funciona uma empresa de Facilities?

Normalmente, a empresa especializada em Facilities faz a gestão de pessoas que cuidam da infraestrutura de uma organização, desde a abertura de chamados até a manutenção de higienização e segurança.

A área de Facilities pode se dividir em duas categorias:

1) Soft service: serviços que podem ser contratados apenas quando necessário, de acordo com a demanda da organização, como dedetizações, refeições e recepção aos visitantes, por exemplo.

2) Hard service: serviços constantes e que são relacionados à estrutura física da empresa, como manutenção elétrica e hidráulica, limpeza, sistema de combate a incêndio entre outras.

Como contratar uma empresa de Facilities?

Apesar das muitas vantagens dos serviços especializados oferecidos, contratar uma empresa de Facilities requer muita atenção.

Para auxiliar você nessa escolha, listamos os principais pontos que devem ser observados na hora da contratação, confira:

1. Analise as necessidades do local em relação às Facilities

Defina as necessidades e expectativas com a empresa de Facilities, antes da contratação. Alinhe as demandas e o formato de atendimento mais adequado à sua realidade. A empresa parceira deve ficar ciente das atividades a serem realizadas e do padrão de qualidade desejado.

2. Pesquise o mercado

O próximo passo antes de contratar empresas de Facilities é fazer uma pesquisa de mercado. Converse com os representantes e conheça os serviços disponíveis. Dúvidas como pagamento de pessoal, fornecimento de materiais e insumos para a prestação dos serviços ou adequação de horários são comuns no momento da contratação.

Muitas empresas trabalham com o regime de licitação. Nestes casos, a pesquisa se faz ainda mais necessária, visto que uma rescisão contratual envolverá vários fatores. É melhor evitar transtornos no futuro.

É importante conhecer a reputação, posicionamento, avaliações e a situação jurídica da prestadora de serviço contratada.

3. Verifique as tecnologias e ferramentas utilizadas pela empresa

Com o avanço da tecnologia, o mercado está inflado de soluções inovadoras e novas formas de executar tarefas repetitivas ou não. Por isso, na hora de escolher uma empresa especializada em Facilities, busque prestadores que utilizem a tecnologia para otimização de tempo e a minimização de falhas humanas, por exemplo. Invista em uma instituição que aumente a sua produtividade e reduza possíveis gastos.

4. Verifique a situação trabalhista da prestadora de serviços

Essa avaliação requer muita atenção. Certifique-se de que a empresa de Facilities escolhida esteja em dia com suas obrigações trabalhistas, evitando dores de cabeça após a contratação. Independentemente da empresa contratada, o seu negócio não estará livre de responsabilidades dos direitos trabalhistas dos funcionários terceirizados.

Conclusão

Contamos com muitas empresas de Facilities no mercado. Por isso, é importante conhecer previamente esse tipo de serviço antes de avançar na contratação.

Apesar de ser uma decisão que merece atenção, contar com uma empresa de Facilities pode diminuir os custos logísticos e de mão de obra, otimizar tempo e aumentar a produtividade da sua empresa.

O Service Sol possibilita a gestão de Facilities dos seus clientes, reduzindo em até 80% o tempo gasto com manutenções ou entrega de imóveis. Quer entender melhor como o sistema Service Sol funciona? Venha conhecer a fundo a nossa solução.

Até a próxima!

Posts Recentes

Simplifique e seja um cliente do Service Sol.

Faça parte de uma rede pronta para tornar o dia mais simples.

Cadastre-se e seja um cliente ou prestador de serviços.