facilities

Facilities: o que é, como gerir e benefícios para a sua imobiliária

O processo de locação de um imóvel demora, em média, cerca de quatro meses entre visitas, negociações e assinatura do contrato. Ao final deste processo, é concluído o processo e a partir daí, o inquilino é responsável pelos serviços de manutenção do local.

Contudo, problemas estruturais, infiltrações, problemas elétricos ou hidráulicos graves, estão entre as responsabilidades do proprietário, cabendo a imobiliária fazer apenas a logística destes reparos entre as duas partes.

Mas, responda uma dúvida: você já enfrentou algum tipo de problema com a manutenção de algum imóvel da carteira? É comum que gestores de imobiliárias tenham problemas com inquilinos e proprietários de imóveis que não cumprem as suas obrigações. 

Nesse sentido, os serviços de  facilities podem te ajudar a evitar dores de cabeça, agregar valor ao serviço da imobiliária e ainda aumentar o faturamento. Continue a leitura e entenda como.

O que são facilities?

O termo é retirado do inglês e quer dizer instalações. Porém, quando falamos de facilities estamos nos referindo aos serviços realizados para garantir o bom funcionamento de um imóvel. Sejam eles referentes às instalações, mas também em outras áreas. 

Entres os destaques desta gestão estão:

  • manutenção hidráulica e elétrica;
  • segurança;
  • limpeza;
  • pintura;
  • reparos em alvenaria.

Daqui a pouco falaremos detalhadamente sobre estes serviços. Agora, vamos conversar sobre a gestão de facilities. vamos nessa?

Facility Management ou gestão de facilities, como fazer?

A gestão de facilities, ou seja, a gestão destes serviços citados acima é feita por um profissional que irá garantir que tudo ocorra de forma a não acarretar problemas, tanto para inquilinos e compradores, quanto para proprietários. 

No seu dia a dia de trabalho, este profissional cuidará de ações como: 

  • manutenção preventiva e corretiva;
  • adequação a padrões de segurança;
  • disponibilização de recursos;
  • garantia de disponibilidade dos ativos;
  • gestão de custos operacionais.

Equipes especializadas para a gestão de facilities

Para conseguir atender a todas estas demandas a sua imobiliária precisa contar com uma gama de prestadores de serviços especializados em cada uma destas áreas. Estes profissionais geralmente trabalham como Pessoas Físicas e realizam os serviços de acordo com as necessidades de cada imóvel. 

Você deve estar se perguntando: porque investir em todo esse processo? Isso não vai apenas aumentar o custo do meu negócio? Fique tranquilo, a seguir vamos te mostrar quais as vantagens de ter um serviço de facilities em sua imobiliária. 

Facilities para imobiliárias, quais as vantagens?

A primeira grande vantagem em se fazer uma gestão de facilities é a prevenção de problemas, inclusive judiciais. Afinal, em caso de judicialização do contrato de locação a sua imobiliária pode ser citada como parte do processo. 

Contudo, caso você ofereça esse tipo de serviço, pode otimizar a conversa entre as partes e evitar problemas. Aqui, a prevenção é a palavra de ordem. 

Encante os seus clientes

Vivemos a época da experiência e os clientes estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade dos serviços. Sendo assim, ao apresentar o diferencial dos facilities em sua imobiliária, você agregará valor para os donos de imóveis que não precisarão se preocupar com a procura de prestadores de serviços qualificados. 

Do mesmo modo, os inquilinos também ficarão satisfeitos, pois caso precisem de algum serviço de limpeza, segurança ou pequenos reparos, terão a garantia de que tudo será realizado de maneira prática, sem burocracias.

Por sua vez, os compradores que buscarem a sua imobiliária receberão imóveis em boas condições, já que a gestão de imóveis vazios é feita com regularidade.

Ou seja, com um serviço de facilities para imobiliárias você apresentará um diferencial para o momento da captação, locação e venda  de imóveis. 

Aumente as possibilidades de faturamento

O serviço de facilities pode ser também uma forma de aumentar a rentabilidade do seu negócio. Afinal, ao oferecer serviços de limpeza, manutenção e segurança, por exemplo, você poderá aumentar os valores de comissão que recebe. 

Outra forma de rentabilizar é oferecer esta funcionalidade diretamente para o inquilino e, assim, fazer um contrato a parte da locação.

Prestadores de serviço qualificados

Atrasos, faltas e serviço de baixa qualidade. Essa é a realidade que muitas imobiliárias enfrentam com os prestadores de serviços. Porém, com serviços de gestão de facilities bem estruturados, você pode ter um controle maior da qualidade e do rendimento de quem você contratar para realizar os serviços nos imóveis dos seus clientes.

Outra funcionalidade é a padronização dos serviços que você oferecerá para o seu cliente, garantindo padrão de qualidade e eficiência para todos os clientes. Chega de reparos paliativos e obras que precisam ser refeitas. 

Além disso, a sua imobiliária terá acesso a vários profissionais, podendo escolher aqueles que melhor atenderem às necessidades dos seus clientes.

Serviços de facilities são uma boa opção para que você encante o seu cliente, aumente o seu faturamento e evite problemas. Porém, antes de investir é importante ficar atento às regras que regulamentam este mercado. 

O que é a ISO 41001?

As certificações ISO são uma série de regras e regulamentos que garantem a qualidade de determinado produto/serviço. Nesse sentido, a ISO 41001 – Facility Management/ Management Systems / Requirements with guidance for use, é a primeira que certifica o gerenciamento de facilities. 

Essa certificação foi criada, pois o mercado está em expansão no Brasil e em todo o mundo, precisando, portanto, de uma regulamentação que evite as fraudes. 

Como implementar

A norma ISO 41001 prevê uma série de requisitos para quem deseja ter a certificação. 

Entre eles estão:

  • queira fornecer efetividade e eficiência;
  • tenha interesse de atendimento das partes e itens aplicáveis;
  • zelar pela saúde do ambiente competitivo.

Como percebemos, a ISO entende que os serviços de facilities precisam ser organizados dentro de normas de eficiência e respeito entre as empresas. Ou seja, você precisa oferecer serviços que estejam dentro dos padrões do mercado de qualidade e preço. 

Terceirização da gestão de facilities?

Existem empresas,como o Service Sol, que são especializadas na gestão de facilities, e que cuidam deste processo para empresas da construção civil, imobiliárias e administradoras de condomínios. Com isso, você não precisa preocupar-se com a parte burocrática do processo. 

Além disso, estas empresas costumam fazer toda a parte de gerenciamento de contratos, envio e recebimento de documentos pela nuvem e vários outros serviços que vão simplificar o dia a dia da sua imobiliária.
Então, já pensou em contar com os serviços de facilities em sua imobiliária? Esta é uma ótima ferramenta para alavancar os seus resultados. Quer entender mais sobre facilidades de gestão de imobiliárias? acesse o nosso próximo artigo e fique bem informado.

Posts Recentes

Simplifique e seja um cliente do Service Sol.

Faça parte de uma rede pronta para tornar o dia mais simples.

Cadastre-se e seja um cliente ou prestador de serviços.