Facilities para a construção civil

5 benefícios dos Facilities para a construção civil

Você sabe quais são os benefícios dos Facilities para a construção civil? Eles se relacionam com diversos tipos de serviços de infraestrutura em áreas distintas.

São serviços que não correspondem à atividade final da empresa, como limpeza, manutenção ou segurança, por exemplo, mas facilitam os processos de rotina de uma organização.

O gerenciamento de Facilities na construção civil trata de serviços executados com o intuito de prestar suporte a um projeto, envolvendo a coordenação de planejamentos, de pessoas ou de atividades, por exemplo.

Quer saber mais sobre o que são Facilities na construção civil e quais seus benefícios? Então continue a leitura e confira mais informações sobre este tema. Boa leitura.

O que são Facilities?

O termo ‘facilities’ vem do inglês e corresponde a ‘instalações’, portanto, temos gestão de instalações. De modo geral, os Facilities são serviços prestados de maneira terceirizada com o objetivo de otimizar o trabalho a ser realizado e simplificar a vida dos gestores.

É possível, então, associar os Facilities à manutenção predial. Afinal, envolve manter em ordem as instalações de uma edificação, seja residencial ou comercial, considerando a parte hidráulica, elétrica ou outras manutenções, por exemplo.

O gerenciamento de Facilities na construção civil

Facilities para a construção civil

Na construção civil, a gestão de Facilities compreende a terceirização de mão de obra para determinados serviços. Essas atividades podem ser de elétrica, hidráulica, manutenção preventiva, manutenção preditiva, limpeza pós obra, vistorias de serviços de construção entre outros.

A contratação de uma empresa para gestão de Facilities na construção civil é muito importante. Esse tipo de parceria possibilita que a empresa contratante conte com apenas um fornecedor para várias atividades, o que reduz custo no gerenciamento das atividades realizadas.

Em uma construção devem ser realizadas inspeções preventivas programadas para reduzir ou evitar as manutenções corretivas. Considerando isso, a gestão de Facilities é necessária para a organização das manutenções futuras e a verificação dos recursos necessários para atender a essas demandas.

Uma boa gestão de Facilities também é fundamental para um acompanhamento minucioso da execução das atividades e, se necessário, para a reorganização em caso de imprevistos.

Por que contratar uma empresa especializada em serviços de Facilities para a construção civil?

A gestão de Facilities realizada por uma empresa especializada e com sistema integrado traz inúmeros benefícios para a contratante. Confira agora 5 desses benefícios:

1. Redução de custos

A principal vantagem de contratar uma empresa especialista no gerenciamento de Facilities na construção é a redução de custos. Com ela, é possível reduzir contratações, demissões, processos trabalhistas etc.

A longo prazo, a economia se torna expressiva, visto que muitas instalações necessitam de manutenções periódicas e, em alguns casos, minuciosas.

2. Produtividade

Uma gestão de Facilities eficiente pode ajudar a manter um prédio em funcionamento de forma simples e otimizada, garantindo o bom estado de conservação das áreas, sem prejudicar as atividades diárias.

Além disso, a contratação desses serviços permite que a produtividade seja eficiente e assertiva. A terceirização compreende, essencialmente, delegar tarefas que não precisam ser executadas por você.

É possível gastar menos tempo com, por exemplo, contratações para realização das manutenções ou minimizar preocupações com longos períodos de uma reforma.

3. Mão de obra qualificada

Gerenciar Facilities na construção civil pode ser trabalhoso e requer algumas habilidades e conhecimentos que, em muitos dos casos, a contratante não possui. Neste caso, é uma decisão inteligente contratar uma empresa para desempenhar esse trabalho da maneira adequada.

A contratação de uma empresa especialista em Facilities também é uma forma de garantir a qualidade e a segurança dos serviços que serão realizados. A empresa especializada conta com profissionais capacitados e de áreas específicas, reduzindo assim seus custos operacionais.

4. Disponibilização de infraestrutura

Caso seja necessário, a empresa de Facilities contratada pode disponibilizar locais ou equipamentos (por locação) para o cumprimento de determinados serviços.

Devemos considerar que, com a gestão de Facilities, as instalações são mantidas constantemente em boas condições e, como consequência, evita-se que interrupções da jornada de trabalho aconteçam.

5. Pós-venda

Uma gestão eficiente e focada no pós-venda é mais uma das possibilidades de benefícios da gestão de Facilities para a construção civil. O pós-venda é a última etapa do funil de vendas e, ao contrário do que muitos pensam, é uma fase que exige bastante cuidado, visto que o processo não está totalmente encerrado.

Corresponde a etapa de fidelização para que o cliente se torne um defensor da marca. Isso acontece, por exemplo, por meio de atendimento de excelência, clareza na condução dos processos ou qualificação de pessoal.

Facilities para a construção civil

Conclusão

Uma empresa especializada no gerenciamento de Facilities para a construção civil vai garantir que as necessidades da sua empresa sejam atendidas da melhor forma possível.

A escolha consciente do parceiro para essa finalidade é fundamental, pois ele pode garantir a segurança, agilidade e melhores resultados para o seu negócio.

Acesse a plataforma do Service Sol para gestão de Facilities e conheça a solução que pode ajudar você no dia a dia da sua empresa.

Até a próxima!

Posts Recentes

Simplifique e seja um cliente do Service Sol.

Faça parte de uma rede pronta para tornar o dia mais simples.

Cadastre-se e seja um cliente ou prestador de serviços.