gestão de facilities

Gestão de facilities: como melhorar a administração imobiliária?

Você sabe o que é como fazer a gestão de facilities em sua imobiliária?

A concorrência do mercado imobiliário cresce a cada dia e é preciso, portanto, criar diferenciais para conseguir manter a saúde financeira em dia. Contudo, a solução para este desafio pode ser bem mais simples do que você imagina. Você já pensou em ter uma gestão de facilities organizada em seu negócio?

Eu digo organizada pois, de certa forma, você já oferece este benefício quando contrata um prestador de serviços para fazer manutenções corretivas nos imóveis da sua carteira. Mas você sabia que uma gestão organizada e a expansão destes serviços pode te ajudar a melhorar processos e aumentar a lucratividade?

Continue a leitura e descubra como organizar as rotinas da sua imobiliária e ainda aumentar o faturamento. 

Desafios do setor imobiliário

A pandemia causada pelo Coronavírus trouxe inúmeros desafios para as imobiliárias. Serviços como agendamento de visitas e realização de manutenções, ficaram mais difíceis de serem realizados tendo em vista a necessidade de manter o isolamento social. 

Nesse sentido, os principais problemas enfrentados pelas imobiliárias foram:

  • Home office;
  • Espaços coworking;
  • Imóveis com cômodos mais espaçosos;
  • Paisagismo;
  • O perfil do consumidor mudou;
  • Aprovação de linha de crédito;
  • Necessidade de marcar presença online;
  • Uso da tecnologia para o auxílio no atendimento.

Uma solução para amenizar os impactos destes desafios veio do uso da gestão de facilities, uma técnica de baixo custo e que pode ajudar as imobiliárias a melhorarem os seus serviços.

desafios do setor imobiliário e a ajuda da gestão de facilities

O que é a gestão de facilities

A gestão de facilities é a organização e estruturação de serviços de manutenção hidráulica e elétrica, segurança, limpeza, pintura, reparos em alvenaria, entre outros. Ou seja, é criação de uma área estratégica que atuará na manutenção preventiva e/ou corretiva dos imóveis da sua carteira, tanto os que estão disponíveis para venda, quanto os imóveis de locação. 

Além disso, os facilities podem te ajudar na organização interna do escritório, fazendo com que os seus funcionários tenham melhor qualidade de trabalho e produtividade.

Objetivos da gestão de facilities

A principal função do setor de facilities para uma imobiliária é oferecer, da melhor forma possível e com o menor custo, serviços que vão facilitar o dia a dia do seu inquilino/comprador.

Você, gestor de imobiliária, bem sabe que um dos principais gargalos do setor, e fonte do maior número de reclamações por parte dos clientes,  é a gestão e manutenção de imóveis. 

Como contar com um bom prestador de serviços? Como conciliar a necessidade do inquilino com a disponibilidade do proprietário e do funcionário que executará o trabalho? Nesse sentido, a gestão de facilities pode ser uma grande aliada para solucionar esse tipo de problema.

Vamos entender melhor como usar os facilities como ferramenta estratégica? Começando pela organização interna da sua empresa

Gestão de facilities e os processos internos da sua imobiliária

Foco no bem-estar do funcionário

As empresas do setor precisam reinventar a gestão imobiliária para continuarem ativas. A geração Y — Millennials — já representa grande parte do mercado de trabalho e de consumo. E como sabemos, para eles questões ambientais e sociais são parte do cálculo para aceitar se relacionar com uma empresa, seja como funcionário ou como consumidor. 

Por isso, criar um bom ambiente de trabalho, com processos simplificados e que, de fato, ajudem as pessoas a resolverem os seus problemas é fundamental. 

Terceirização

Entrando nos assuntos mais técnicos, a terceirização de serviços é outro fator relevante para a gestão imobiliária. Você não precisa contratar um prestador de serviços para cada atividade, ou então contar com aquele faz tudo. 

Com uma gestão de facilities organizada você poderá contar com profissionais terceirizados e com alto índice de desempenho. Além disso, terá um controle sobre desempenho, gastos e qualidade do serviço entregue. 

Integração de serviços 

Quem melhor do que os próprios gestores de imobiliárias para conhecer os percalços deste mercado? Pois bem, um sistema de facilities pode ajudar na integração dos serviços, reduzindo os números de fornecedores e fazendo deles parceiros estratégicos das imobiliárias. 

A integração de serviços visa formar uma rede de prestadores de serviços de diversas áreas e referenciados pelas próprias imobiliárias. Ou seja, esse processo gera uma segurança para os gestores sobre a qualidade do profissional que está sendo solicitado. 

Gestão de contratos e aluguéis

Após o fechamento do negócio é que começam os desafios para a imobiliária. Os trâmites para a assinatura do contrato, por exemplo, podem ser bastante burocráticos. Contudo um sistema de facilities pode fazer essa gestão, deixando tudo em nuvem, com acesso facilitado à todas as partes. 

Além disso, esse processo facilita o envio e o recebimento de documentos, abertura de chamados para manutenção, envio de boletos, controle de recebimento de aluguéis e fracionamento entre proprietários. 

Processo de venda

Os benefícios dos facilities aplicam-se também para a venda de imóveis. Com esse processo, você consegue saber quais imóveis têm maior probabilidade de fechamento de negócio e maiores comissões, fazendo com que você consiga priorizar os que são mais interessantes para os seus resultados. 

manutencao_corretiva

Outros tipos de gestão de facilities

Além do foco em imobiliárias, o gerenciamento de facilities pode atuar também em áreas como:

  • Logística;
  • Armazenagem;
  • Suporte administrativo;
  • Recursos audiovisuais;
  • Jardinagem;
  • Segurança pessoal e escolta armada;
  • Vigilância eletrônica e patrimonial;
  • Recrutamento e seleção etc.

Em nosso guia completo sobre facilities você encontra, de forma detalhada, tudo sobre as várias opções de inserir essa técnica em sua empresa. 

Como fazer a gestão de facilities

Uma das formas de fazer a gestão de facilities é por meio da terceirização dos serviços. Empresas especializadas em realizar esses serviços, faz com que a sua empresa economize com a contratação de profissionais e ainda garanta qualidade e segurança para os seus clientes.

Contar com uma parceira especializada em facilities pode te ajudar com a abertura e acompanhamento de chamados, gestão do envio de boletos e recebimento de aluguéis e vários outros.  Essas empresas fazem uso da tecnologia para garantir o melhor atendimento do seu cliente e o menor custo para a sua imobiliária.

Otimização dos resultados com a gestão de facilities

Vamos tratar agora de alguns benefícios dos facilities que vão trazer oportunidades mais tangíveis para a gestão imobiliária.

Aumento da carteira – Com o diferencial dos facilities você aumenta sua reputação no mercado e facilita o processo de captação de novos imóveis. Além de reduzir o tempo de venda e locação, o que faz com que a lucratividade aumente.

Redução de custos – Com a gestão de facilities você terá menos gastos com manutenções, menos erros na gestão dos contratos, processos de locação e venda simplificados e com menor duração e menor rotatividade de funcionários. Isso tudo, claro, reduz os custos da sua operação.

Trabalhar a gestão de facilities em sua imobiliária é uma ótima ferramenta para para melhorar os resultados e manter a competitividade. Em nosso próximo artigo a gente traz uma discussão sobre como um sistema de gestão pode ajudar o seu negócio. Leia e entenda como otimizar ainda mais os seus processos.

Posts Recentes

Simplifique e seja um cliente do Service Sol.

Faça parte de uma rede pronta para tornar o dia mais simples.

Cadastre-se e seja um cliente ou prestador de serviços.