Gestão imobiliária

Gestão imobiliária: 7 práticas para alavancar a performance

A gestão de uma empresa se baseia em práticas que visam garantir o sucesso, crescimento e a organização do negócio como um todo. É por meio de uma boa gestão imobiliária que as estratégias de desenvolvimento e crescimento de uma empresa do ramo são estabelecidas.

Todas as empresas, inclusive as imobiliárias, devem ter um bom planejamento, onde precisa constar a missão, os valores, a visão, planos e estratégias. Mas para que o planejamento funcione, é necessária uma gestão eficiente e qualificada

Com isso claro em mente, podemos afirmar que empresas que têm uma gestão imobiliária eficiente no mercado são muito mais competitivas. Para te ajudar a obter esse destaque no meio imobiliário, preparamos este conteúdo onde listamos as melhores práticas para alavancar a sua performance. Confira!

Quais práticas de gestão imobiliária podem alavancar seus resultados?

A administração de um negócio imobiliário engloba todas as áreas fundamentais para o funcionamento do empreendimento, incluindo uma boa gestão financeira, patrimonial, da equipe, entre outras. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que é a gestão imobiliária?

Gestão imobiliária trata-se de um conjunto de ferramentas, técnicas e práticas que podem ser adotadas dentro de uma empresa do segmento imobiliário, que possibilitam que a mesma mantenha sua estrutura, colaboradores e clientes, ao mesmo tempo que cresce e capta novos clientes em potencial.

Isso, claro, além do aumento na cartela de produtos e serviços que podem ser oferecidos e qualidade no atendimento do começo ao fim. O diferencial de uma boa gestão imobiliária está em efetivar os processos enquanto reduz custos operacionais enquanto a lucratividade do negócio aumenta cada vez mais.

Dicas para uma boa gestão imobiliária

Para uma boa gestão é essencial levantar o máximo possível de informações sobre a situação atual da empresa e do mercado. Isso é necessário para identificar o que deve ser mudado e o que pode ser melhorado.

Estando informado a respeito da atual situação do negócio, será possível definir a adoção de boas práticas de gestão. Confira agora algumas dicas que listamos para te ajudar:

Defina o que é importante

Faça uma análise e diagnostique as causas dos problemas que acabam impedindo a melhor realização de cada processo de negócio, definindo bem o que realmente é importante e relevante para a empresa.

Estabeleça metas realistas

Uma boa gestão imobiliária deve incluir metas. E essas metas devem aumentar progressivamente e de uma forma realista, evitando assim frustrações. É necessário fazer a medição dos resultados das ações realizadas e definir quais etapas devem ser alteradas, eliminadas ou até mesmo automatizadas da próxima vez.

Transforme sua equipe em um time

Outra dica prática é tornar os colaboradores um verdadeiro time engajado. Independente de quem iniciou o atendimento, qualquer colaborador poderá dar continuidade. Isso vai evitar que o cliente tenha que aguardar um profissional específico para realizar seu atendimento.

Conte com uma boa gestão de facilities

Com uma boa gestão de facilities sua imobiliária passa a poder contar com profissionais à disposição para a atuar na manutenção preventiva e/ou corretiva dos imóveis de sua carteira, tanto para imóveis disponíveis para venda, quanto para locação.

Basicamente, é uma estruturação de serviços de manutenção hidráulica e elétrica, segurança, limpeza, pintura, reparos em alvenaria, entre outros. Além disso, uma boa gestão de serviços de facilities podem ajudar na organização interna do escritório, fazendo com que os funcionários tenham um melhor espaço de trabalho e, consequentemente, sejam mais produtivos.

7 práticas para alavancar a performance

A seguir, listamos as melhores práticas para que você possa alavancar o seu negócio, se tornando mais competitivo no mercado:

1. Organize os processos

A base de uma boa gestão imobiliária e de qualquer outro negócio é justamente a organização dos processos cotidianos, garantindo um ambiente de trabalho transparente, eficiente e totalmente profissional.

Uma empresa do ramo imobiliário é responsável por intermediar transações de compra, venda, locação e financiamento de imóveis. Nesse tipo de empreendimento, é comum acontecer um acúmulo de tarefas, surgir a necessidade de lidar com questões burocráticas e outros processos que tomam tempo e recursos.

Assim, podemos afirmar que é imprescindível que se tenha uma organização minuciosa dos processos internos do dia a dia e de toda a documentação, só assim o sucesso e administração eficiente do seu negócio serão garantidos. 

2. Busque estar sempre atualizado

Além de ter os processos muito bem organizados, também é necessário facilitar o acesso aos imóveis e corretores imobiliários. Mantenha o seu portfólio sempre atualizado e com todos os dados de que os clientes possam precisar, tanto dos imóveis quanto dos profissionais responsáveis. 

Toda imobiliária precisa ter uma boa carteira de clientes para se manter competitiva no mercado e garantir a saúde do negócio. Para isso, atualize as informações de contato dos clientes, o que vai agilizar a comunicação quando necessário.

3. Tenha uma gestão eficiente de contratos

Os contratos oficializam, perante o cartório, a ciência de duas ou mais partes em torno do acordo a ser fechado. Sem esse documento, a sua imobiliária fica vulnerável e sem amparo jurídico. Sendo assim, uma gestão eficiente de contratos é uma técnica necessária para alavancar o seu negócio.

Uma boa gestão de contratos imobiliários envolve técnicas e medidas para administrar da melhor forma possível as emissões de contratos e variáveis envolvidas na compra, locação ou qualquer outro tipo de negociação imobiliária. Essa administração deve fazer parte de todos os processos da negociação, incluindo o acompanhamento e a entrega do trabalho.

4. Invista na capacitação da sua equipe

É extremamente importante investir no treinamento da sua equipe, afinal, é a qualidade técnica desses colaboradores que leva ao fechamento de negócios. Entenda que seminários, cursos, palestras e workshops relacionados ao seu segmento de mercado não são gastos, mas sim, investimentos na melhoria do desempenho dos funcionários.

5. Incentive a melhora na performance

Investir na capacitação da equipe também funciona como um bom estimulante profissional, pois demonstra aos colaboradores que a empresa se preocupa e se compromete com o crescimento de todos. Mas para prolongar esse estímulo, os gestores devem ir além.

Uma boa dica para isso é investir na implementação de gratificações e bonificações aos profissionais que atingem suas metas. Isso vai aumentar ainda mais a vontade de crescer na equipe, que irá atrás dos objetivos com maior engajamento.

6. Mantenha um bom controle financeiro

Muitos gestores ainda não têm o hábito de fazer um controle financeiro em suas empresas, não sabendo claramente quais são seus rendimentos, gastos e lucros. Isso pode ser muito prejudicial para o planejamento estratégico da empresa e para a avaliação do rendimento do negócio em geral, tornando a empresa vulnerável a prejuízos e falhas.

Por isso, melhorar o controle financeiro é uma necessidade para que a empresa sobreviva e se mantenha competitiva no mercado. Atualmente, podemos contar com diversos programas direcionados para o gerenciamento financeiro empresarial, o que permite acompanhar os números de vendas, gerar relatórios detalhados e muito mais.

7. Conte com um sistema de gestão imobiliária

Como podemos notar, grande parte das práticas para alavancar a performance do seu negócio imobiliário podem estar relacionadas a um bom software de gestão imobiliária que visa a otimização dos processos. Essa otimização facilita bastante a gestão e agrega muito ao negócio.

Diversas tarefas podem ser automatizadas ou facilitadas com o auxílio de um software de gestão, como por exemplo:

  • integração de processos;
  • controle de vendas;
  • gestão de contratos;
  • gestão da carteira de imóveis;
  • emissão de notas fiscais;
  • emissão de relatórios de resultados;
  • otimização de processos financeiros, etc.

Se você pretende gerenciar a sua empresa de maneira mais eficiente e organizada, considere integrar um sistema de gestão imobiliária em suas estratégias. O sistema de gestão para imobiliárias do Service Sol foi desenvolvido justamente para ajudar imobiliárias a otimizarem sua gestão da melhor forma possível. 

Conclusão

Como é possível notar, uma gestão imobiliária eficiente e de qualidade deve abranger diversas práticas que geram melhorias relevantes aos processos do negócio.

O Service Sol oferece a solução ideal para gerenciamento de toda a infraestrutura de manutenção e gestão de facilities, com uma plataforma que gerencia a abertura de chamados e contribui para a redução de custos da sua operação, de forma muito simples e eficiente.

Conheça as nossas condições especiais! Você ainda recebe cashback de até 10% a cada serviço vendido por sua empresa em nossa plataforma. 

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que ele te ajude a melhorar os seus resultados. Caso tenha interesse em saber mais sobre sistema de gestão Service Sol, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.

Até a próxima!

Posts Recentes

Simplifique e seja um cliente do Service Sol.

Faça parte de uma rede pronta para tornar o dia mais simples.

Cadastre-se e seja um cliente ou prestador de serviços.