Pós-venda na construção civil

Pós-venda na construção civil: como encantar o cliente?

Você já ouviu falar de funil de vendas? Ele é uma ferramenta que organiza a jornada do cliente, do momento que ele descobre que tem um problema até a contratação e a utilização de um serviço e/ou produto para solucioná-lo. Neste sentido, o pós-venda na construção civil é a última etapa deste processo e aquela que existe bastante cuidado. 

Muitas empresas falham por pensar que após o fechamento do negócio, o processo de venda está concluído. É nesta etapa que começam os verdadeiros desafios, pois, é preciso fidelizar para que ele se torne um defensor da marca e passe a indicar os produtos e serviços que são oferecidos.

Mas como encantar um cliente a ponto de ele se tornar um defensor da minha marca? É sobre isso que vamos tratar nesse conteúdo. É só seguir a leitura. 

Por que as empresas precisam ser defensores da marca?

Primeiro e principal motivo: é mais barato fidelizar um cliente do que adquirir um novo, afinal, quem já comprou de você conhece o seu negócio e a venda se torna mais direta e rápida. 

Além disso, uma pesquisa da jitbit aponta que clientes defensores gastam duas vezes mais em seu negócio. Outro dado da pesquisa mostra que um aumento de 12% de clientes advogados, pode significar um retorno de 200% na geração de receita. 

E olha que nem falamos do potencial de indicação para novos clientes, o famoso boca a boca.

Vamos então, entender como encantar o cliente no pós-venda da construção civil? Abaixo segue algumas dicas para você conseguir transformar o seu cliente em advogado da sua empresa. 

Tenha um atendimento de excelência

Focar no atendimento é a chave e deve ser feito durante todo o processo. Enquanto na pré-venda e no fechamento do negócio, você precisa priorizar o seu cliente, tirar todas as dúvidas e facilitar os caminhos, no pós-venda é hora de proporcionar exclusividade. 

Trate ele como único, escute as suas dúvidas e antecipe problemas. A fidelização passa por mostrar que a sua empresa o valoriza e que é vantajoso para ele continuar o relacionamento. 

Dica: porque não oferecer um serviço de gestão de manutenção para o seu cliente como brinde ao fechar o contrato? Procure sempre superar as expectativas. 

Qualidade nos processos

Essa etapa é fundamental! Não adianta você oferecer as melhores condições, brindes e facilidades para o cliente e ter uma gestão de processos ruim. Dessa forma você não irá superar a primeira expectativa do consumidor, que é ser ágil e ter facilidade em vencer as etapas da jornada de compra. 

Portanto, invista em tecnologia de inovação e ferramentas que garantam a tranquilidade do seu cliente no pós-venda da construção civil.

Dica: procure um sistema que faça a gestão de chamados de forma eficiente. Com envio e recebimento de documentos na nuvem, com rastreio de imóveis para manutenção e etc. Lembre-se o seu cliente precisa de agilidade. 

Treine sua equipe

Personalizar o atendimento é bastante difícil. Exige que você tenha uma equipe bem treinada e conheça o mercado da construção civil, as necessidades de cada cliente e ainda a carteira de serviços que a sua empresa oferece. 

Dica: Invista em treinamento e aperfeiçoamento da equipe de forma periódica. Além da valorização profissional você terá uma equipe capacitada e engajada com sua empresa.

Pense em formas de fidelização

Um bom atendimento e uma equipe bem treinada é apenas o primeiro passo para a fidelização de clientes. O pós-venda na construção civil exige que você vá além e proporcione experiências incríveis.

Dica: Já pensou em ter um sistema de abertura de chamados automáticos, abertos em datas pré-determinadas para manutenções preventivas? Além de evitar problemas para o seu cliente, você reduz custos da sua operação. 

Use a tecnologia e tenha uma gestão de facilities

Tudo que falamos até aqui passa por uma gestão de facilities focados no pós-venda da construção civil. Para tanto, você precisará de ferramentas tecnológicas que possibilitem estes trabalhos.

Neste sentido, o uso de CRM’s e ERP’s podem ser de grande ajuda para você conseguir organizar estes processos e ter uma gestão de sucesso do cliente organizada.

A dica aqui é para que você conheça os serviços do Service Sol. Facilitamos a gestão de processos, abertura de chamados e organização de manutenções de forma simples e organizada. O pós-venda na construção civil precisa ser pensado de forma estratégica e contar com ferramentas que encantem os seus clientes. Conheça nossa solução e entenda como podemos te ajudar a fidelizar e transformar os seus clientes em advogados da marca.

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