O pós-venda na construção civil é umas das principais ferramentas de fidelização de clientes e aumento de faturamento para as imobiliárias.
Você já ouviu falar de funil de vendas? Ele é uma ferramenta que organiza a jornada do cliente, do momento que ele descobre que tem um problema até a contratação e a utilização de um serviço e/ou produto para solucioná-lo. Neste sentido, o pós-venda na construção civil é a última etapa deste processo e aquela que existe bastante cuidado.
Muitas empresas falham por pensar que após o fechamento do negócio, o processo de venda está concluído. É nesta etapa que começam os verdadeiros desafios, pois, é preciso fidelizar para que ele se torne um defensor da marca e passe a indicar os produtos e serviços que são oferecidos.
Mas como encantar um cliente a ponto de ele se tornar um defensor da minha marca? É sobre isso que vamos tratar nesse conteúdo. É só seguir a leitura.
O mercado de construção civil durante a pandemia
Entre os anos de 2018 e 2019 o setor de construção civil teve um aumento de 1,6% do seu PIB e a perspectiva era de aumento de 3% segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Como esse é um setor considerado essencial, o Governo investiu, por meio da Caixa Econômica Federal, cerca de 43 bilhões no setor e conseguiu amenizar os impactos causados pela Covid-19, porém, os prejuízos chegaram.
A pandemia trouxe, portanto, uma nova realidade para a construção civil, com a estagnação de obras e uma queda brusca para o setor. Contudo, os prejuízos não foram apenas para o setor, mas também para toda a cadeia de fornecedores e suprimentos, que também sofreram com a paralisação de muitos canteiros de obras.
Agravado pelo atual cenário econômico, que é de incertezas e grande concorrência, o mercado impõe a necessidade de que as construtoras e empresas ligadas à construção civil invistam em manter o seus clientes, a fim de se manterem competitivas. Essa manutenção passa na fidelização e satisfação dos clientes, que precisa começar durante o processo de venda mas deve ser intensificado no pós-venda.
Qual a importância do pós-venda para a construção civil?
Primeiro e principal motivo: é mais barato fidelizar um cliente do que adquirir um novo, afinal, quem já comprou de você conhece o seu negócio e a venda se torna mais direta e rápida.
Além disso, uma pesquisa da jitbit aponta que clientes defensores gastam duas vezes mais em seu negócio. Outro dado da pesquisa mostra que um aumento de 12% de clientes advogados, pode significar um retorno de 200% na geração de receita.
E olha que nem falamos do potencial de indicação para novos clientes, o famoso boca a boca.
Como fidelizar os seus clientes?
Muitas empresas pensam que para fidelizar os clientes é necessário shows pirotécnicos, descontos e brindes. Na realidade, a grande maioria dos consumidores querem ser bem atendidos, terem suas dúvidas sanadas e, quando preciso, terem o suporte necessário para resolver os problemas de forma simples e sem burocracias.
Vamos então, entender como encantar o cliente no pós-venda da construção civil? Abaixo segue algumas dicas para você conseguir transformar o seu cliente em advogado da sua empresa.
Tenha um atendimento de excelência
Focar no atendimento é a chave e deve ser feito durante todo o processo. Enquanto na pré-venda e no fechamento do negócio, você precisa priorizar o seu cliente, tirar todas as dúvidas e facilitar os caminhos, no pós-venda é hora de proporcionar exclusividade.
Trate ele como único, escute as suas dúvidas e antecipe problemas. A fidelização passa por mostrar que a sua empresa o valoriza e que é vantajoso para ele continuar o relacionamento.
Dica: porque não oferecer um serviço de gestão de manutenção para o seu cliente como brinde ao fechar o contrato? Procure sempre superar as expectativas.
Qualidade nos processos
Essa etapa é fundamental! Não adianta você oferecer as melhores condições, brindes e facilidades para o cliente e ter uma gestão de processos ruim. Dessa forma você não irá superar a primeira expectativa do consumidor, que é ser ágil e ter facilidade em vencer as etapas da jornada de compra.
Portanto, invista em tecnologia de inovação e ferramentas que garantam a tranquilidade do seu cliente no pós-venda da construção civil.
Dica: procure um sistema que faça a gestão de chamados de forma eficiente. Com envio e recebimento de documentos na nuvem, com rastreio de imóveis para manutenção e etc. Lembre-se o seu cliente precisa de agilidade.
Treine sua equipe
Personalizar o atendimento é bastante difícil. Exige que você tenha uma equipe bem treinada e conheça o mercado da construção civil, as necessidades de cada cliente e ainda a carteira de serviços que a sua empresa oferece.
Dica: Invista em treinamento e aperfeiçoamento da equipe de forma periódica. Além da valorização profissional você terá uma equipe capacitada e engajada com sua empresa.
Estabeleça um canal ativo de suporte ao cliente
Como dissemos no início deste tópico o seu cliente quer ser atendido e não mimado. Portanto, deixe sempre claro quais são os canais de atendimento, procure resolver as suas solicitações da forma mais rápida possível e faça com que ele se sinta parte do processo.
Importante lembrar que, para casos que demandem mais tempo para resolução, é fundamental manter o contato, deixar o cliente informado sobre a situação e, o mais importante, tentar reduzir ao máximo os impactos do problema.
Use a tecnologia e tenha uma gestão de facilities
Tudo que falamos até aqui passa por uma gestão de facilities focados no pós-venda da construção civil. Para tanto, você precisará de ferramentas tecnológicas que possibilitem estes trabalhos.
Neste sentido, o uso de CRM’s e ERP’s podem ser de grande ajuda para você conseguir organizar estes processos e ter uma gestão de sucesso do cliente organizada.
A dica aqui é para que você conheça os serviços do Service Sol. Facilitamos a gestão de processos, abertura de chamados e organização de manutenções de forma simples e organizada.
Pós venda na construção civil
Como vimos, o pós-venda na construção civil precisa ser pensado de forma estratégica e contar com ferramentas que encantem os seus clientes. Lembre-se que o seu cliente é o principal ativo da sua empresa e deve ser visto como uma boa ferramenta para o aumento das vendas. O Service Sol é uma solução pensada para melhorar o processo de gestão de facilities e pode te ajudar, de forma simples e prática a encantar o seu cliente. Conheça nossa solução e entenda como podemos te ajudar a fidelizar e transformar os seus clientes em advogados da marca.