Prestador de serviço autônomo

Por que um prestador de serviço autônomo precisa se qualificar?

A busca por prestadores de serviços qualificados vem aumentando de maneira considerável em qualquer segmento.
Prestador de serviço autônomo

A busca por prestadores de serviços qualificados vem aumentando de maneira considerável em qualquer segmento.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é possível se destacar por qualidades que vão desde o conhecimento técnico até o período de experiência em determinada área. 

Recentemente, a pandemia causada pelo novo Coronavírus e a situação econômica do país foram dois grandes responsáveis pelo aumento do número de prestadores de serviços autônomos – realidade que se intensifica dia após dia, em qualquer setor.

Mas, como se qualificar? Como se destacar dos demais prestadores de serviços? Quais as vantagens de se profissionalizar e se regularizar?

Se você é um prestador de serviço autônomo e já fez alguma dessas perguntas, continue a leitura e confira estas dicas que podem ajudar na sua preparação para o mercado. 

Boa leitura.

5 dicas que podem diferenciar você como um bom prestador de serviço autônomo 

1. Faça cursos profissionalizantes de atualização e/ou reciclagem na sua área de atuação

A primeira dica aqui é: capacite-se!

Existem vários cursos – presenciais ou online – de reciclagem, novas técnicas e ampliação de conhecimentos. Além de aprimorar as suas habilidades e prepará-lo para exercer determinada função, você se qualifica para atender a demandas específicas, se diferenciando dos demais. É importante dizer que o avanço tecnológico também ativa a necessidade dessa constante atualização. Esteja aberto para as novidades que agreguem valor ao seu serviço. 

2. Mantenha licenças, certificações e documentos profissionais em dia 

Está cada vez mais comum prestar serviço para pequenas e grandes empresas, mesmo sendo um microempreendedor. Na maioria das vezes, esse tipo de cliente pede algum documento que comprove a sua capacidade técnica. Então, esteja preparado para essas situações e mantenha os seus documentos profissionais atualizados. 

Mas, e se você for um prestador de serviço terceirizado que ofereça serviços elétricos ou serviços hidráulicos, por exemplo? Manter os documentos em dia é uma dica para profissionais de qualquer segmento. Afinal, nunca se sabe quando aquela grande oportunidade vai bater à sua porta. 

3. Preste serviços com excelência e fique atento aos detalhes durante todo o atendimento

Proporcionar experiências positivas se tornou o diferencial para atração e fidelização dos clientes, que estão cada vez mais exigentes e atentos aos inúmeros estímulos recebidos no dia a dia. 

É preciso contar com bons profissionais que ofereçam o que há de melhor, mais seguro e conceituado no mercado. Por isso, cuide do relacionamento com o seu cliente antes, durante e após a prestação do serviço. Procure entender o que ele deseja e faça o possível para responder às suas expectativas. Caso contrário, ofereça outras soluções que o atendam.

4. Estude o seu mercado de atuação

Especialistas de diversos setores dizem que muitas profissões estão desaparecendo e, dentro de alguns anos, não existirão mais. Outros dizem que estamos na era do “faça você mesmo”, um segmento que cresce consideravelmente.

Apesar disso, muitos consumidores estão inclinados a pagar mais por profissionais qualificados, que garantam um atendimento diferenciado. Aqui, a dica é: estude o comportamento do mercado em que você atua, pois, apesar de estarem mais exigentes, os clientes estão abertos a negociações. 

Fique atento e, sempre que for possível, peça feedbacks – para identificar onde melhorias podem ser aplicadas –, referências a antigos clientes, faça pesquisas logo após a prestação do serviço, compartilhe os elogios em suas redes sociais etc.

Você precisa acompanhar a evolução no segmento em que você trabalha.

5. Procure fidelizar os seus clientes e ampliar a sua carteira pelo método boca a boca

A propaganda é a alma do negócio, certo? 

Se você está atento às dicas 3 e 4, você já terá meio caminho andado. Procure registrar os serviços prestados (antes/depois) e poste em suas redes sociais, ofereça descontos em pacotes, opte por estabelecimentos com melhor negociação nos preços de materiais etc.

Deixe o cliente saber que, além de ser um bom prestador de serviço autônomo, você se preocupa com o bem-estar financeiro dele. 

Suponhamos que você trabalhe com serviços hidráulicos, elétricos, manutenção ou desinfecção de ambientes, uma boa dica é fazer contato com empresas qualificadas que possam oferecer os seus serviços para outros segmentos, como imobiliárias e construtoras. Essa é uma excelente estratégia para conseguir novas oportunidades de trabalho. 

Como o prestador de serviço pode se preparar para a contratação?

O primeiro passo, como dissemos, é se qualificar, ter boas referências e certificações quando possível. Contudo, um passo muito importante é o cadastro na prefeitura do munícipio no qual pretende trabalhar. Essa ação possibilitará a emissão de notas fiscais que vão trazer legalidade para a prestação de serviços.

Caso você não faça a emissão de nota fiscal é necessário ter um Recibo de Pagamento Autônomo (RPA), no qual será destacado, pela empresa contratante, as devidas contribuições previdenciárias, imposto de renda e/ou ISS, dependendo do Município e de qual atividade será realizada.

Qual o melhor método de pagamento para prestadores de serviços?

A forma de pagamento é aquela negociada entre o contratante e prestador autônomo. Contudo, é necessário ficar claro que a empresa que contratou o serviço fará, no caso de pagamento via RPA, do valor líquido já descontados as contribuições citadas acima.

No caso da emissão de notas fiscais, o prestador fará a emissão do documento no valo integral do serviço, porém, ficará responsável por fazer o pagamento de todos os encargos referentes ao serviço prestado.

Conclusão

Sabemos que se destacar no mercado, hoje em dia, não é tarefa fácil. Entretanto, se você seguir as dicas que acabamos de dar, é possível que você se torne um profissional visto e lembrado por seus clientes, de maneira positiva. Estar em constante atualização o diferenciará da concorrência e o tornará qualificado para executar tarefas mais complexas.

Lembre-se: agregar valor ao seu trabalho não será tão difícil, se você puder contar com a parceria de boas empresas, que conheçam e valorizem mão de obra como a sua.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Acesse o nosso Blog e acompanhe outras leituras.

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