Melhorar o dia a dia é palavra de ordem para qualquer empresa. No ramo de imóveis, um sistema de gestão para imobiliárias pode ser a ferramenta ideal para melhorar a gestão.

Empresa de facilities: como ficará a terceirização de serviços?

Você sabe o que é a terceirização de serviços? O funcionamento de uma empresa envolve algumas áreas que vão além do negócio que ela oferece. É recomendável que ela tenha um profissional responsável pela organização interna, limpeza, segurança, manutenção e vários outros pontos que contribuem para o seu resultado. 

O mercado de serviços de Facilities vem crescendo a cada ano, motivado pela possibilidade que as organizações têm de reduzir custos, melhorar seus processos internos e a qualidade de vida dos funcionários. 

Nesse sentido, a gestão de Facilities vai ao encontro dessa necessidade, oferecendo ferramentas para que tais serviços sejam feitos de forma organizada, com eficiência e agilidade.

Contudo, como a intenção principal é reduzir custos e organizar processos, os empreendedores têm optado por firmar parcerias com empresas especializadas na gestão desses serviços internos.

Neste artigo, você vai saber quais são as tendências do mercado de terceirização de Facilities e como a sua empresa pode melhorar os resultados, contratando a parceira certa. 

O que é a terceirização de serviços de Facilities?

Terceirização de serviços de Facilities é o processo de contratar uma empresa para que ela cuide da organização interna, limpeza, segurança entre outros.

Existem no mercado, organizações especializadas em serviços de Facilities que cuidam deste processo para empresas da construção civil, imobiliárias e administradoras de condomínios. Com isso, você não precisa se preocupar com a parte burocrática do processo. 

Como funciona uma empresa de Facilities?

As empresas especializadas na prestação de serviços de Facilities fazem toda a gestão de pessoas que cuidam da infraestrutura da sua empresa, desde a abertura de chamados para manutenção corretiva e preventiva até a parte de higienização, segurança patrimonial e do controle e armazenamento de documentos. 

Quais são os serviços mais procurados?

O leque de serviços é bem amplo. O caixa eletrônico de um banco, por exemplo, precisa de energia e uma inteligência de dados funcionando para que você consiga sacar dinheiro. Neste caso, quem cuida de toda a logística de funcionamento é o profissional de Facilities. 

Abaixo listamos os principais serviços demandados:

  • Limpeza e conservação;
  • Manutenção;
  • Logística.

Cuidados na contratação de fornecedores 

A terceirização de serviços é uma importante ferramenta para a gestão de empresas, contudo, você precisa ficar atento ao parceiro que irá cuidar da gestão de Facilities na sua organização. Veja abaixo algumas perguntas que você precisa fazer antes de fechar um acordo de parceria:

  1. Qual a reputação da empresa?
  2. Como ela cuida dos seus funcionários?
  3. Ela segue todos os trâmites legais para a contratação de prestadores de serviços?
  4. Como é o processo de recrutamento e seleção desta empresa?
  5. Qual é o sentimento dos funcionários em relação a empresa?

Fique atento! Mesmo que os funcionários sejam contratados de forma terceirizada, você e a equipe de Recursos Humanos precisam acompanhar e entender a situação dos colaboradores que prestam serviços dentro da sua empresa. 

Como ficará o mercado de terceirização em 2021?

Terceirização de serviços

É comum algumas mudanças e adaptações de área acontecerem, principalmente quando o crescimento é tão rápido, como é o caso dos serviços de Facilities. Conheça os quatro pilares que vão nortear o mercado de terceirização de serviços em 2021. É só seguir com a leitura.

Sustentabilidade

A questão ambiental vem sendo discutida há bastante tempo e ganha força a cada ano. Agora, as empresas são analisadas e a decisão de compra passa também pela atuação na preservação do meio ambiente. Os novos consumidores não concluem suas compras com base apenas nos preços dos produtos ou serviços. 

Por exemplo, muitas empresas de Facilities têm implementado processos para melhorar a eficiência energética das organizações, diminuir o consumo de plástico, implantar o consumo racional de água durante a limpeza dos ambientes etc.

São ações simples, mas que têm grande poder de impulsionar as empresas para novos desafios, além de diminuir seu custo operacional. 

Soluções de Facilities baseado na tecnologia

A tecnologia é o novo petróleo, ou seja, todos os segmentos precisam se adaptar às novas formas de consumo e prestação de serviços. Para a área de Facilities, a chegada de ferramentas que facilitam, por exemplo, a abertura de chamados de manutenção e a solicitação de serviços de limpeza e capina estão sendo cada vez mais utilizadas. 

Afinal, empresas, consumidores e prestadores de serviços têm o mesmo objetivo: otimizar as entregas para aumentar a produtividade e melhorar o relacionamento entre os membros desse ecossistema. 

Seguindo essa lógica, a empresa Service Sol já atende a várias imobiliárias e construtoras, ajudando nos seguintes desafios:

  • Relacionamento com empresas capacitadas e de sua confiança;
  • Retorno imediato de orçamentos;  
  • Identificação por QRCode do imóvel a ser atendido;
  • Equipe especializada para a elaboração de laudos técnicos etc.

Conclusão

As empresas de Facilities estão sendo cada vez mais requisitadas, tendo em vista que a área tem sido considerada estratégica na gestão de pessoal de várias organizações. Por isso, é importante entender o processo de terceirização e contar com parceiros que tenham Know-how nesse tipo de negócio.

A empresa Service Sol viabiliza a gestão de Facilities dos seus clientes, reduzindo em até 80% o tempo gasto com manutenções ou entrega de imóveis. Quer entender melhor como o nosso sistema funciona? Acesse este conteúdo e conheça a fundo a nossa solução. 

Um abraço e até a próxima!

Posts Recentes

Simplifique e seja um cliente do Service Sol.

Faça parte de uma rede pronta para tornar o dia mais simples.

Cadastre-se e seja um cliente ou prestador de serviços.